Coaching 720º - A Integração Plena da LIDERANÇA

Coaching 720º - A Integração Plena da LIDERANÇA

 O Coaching proporciona uma perspetiva da Liderança muito diferente e diferenciadora: a união do Alto Desempenho e do Bem-Estar.

Por vezes tão “mastigado” e banalizado pela opinião pública, devido às modas geradas à sua volta, e outras vezes chegando a ser corrompido nos seus fundamentos e na sua aplicação séria e profissional, o Coaching é na verdade um elemento fundamental para poder potenciar uma Boa Liderança nas Empresas hoje em dia.

Ao contribuir tanto para o Desenvolvimento das Pessoas e Organizações como para o seu Bem-Estar, o Coaching faz parte também da Cultura Organizacional, e contribui para a mesma, sendo a disciplina que permite acompanhar os processos de Evolução e Desempenho dos Líderes e o impacto que estes têm nas suas Equipas e no resto da Organização.

Para que um Processo de Coaching tenha sucesso é necessário que os Líderes:

. Conheçam o seu estilo de Liderança e o impacto que este tem para si mesmos, para os seus pares, para os elementos das suas equipas e para o resto da Organização.
. Estejam motivados para melhorar a sua Performance.
. Presentem abertura para mudar comportamentos improdutivos e desenvolver novas Competências.
. Sejam claros, éticos e íntegros em relação aos seus Valores e se comprometam com o processo e as ações a desenvolver.
. Proporcionem Feedbacks que promovam Resultados.
. Tenham interesse em entender melhor o comportamento humano e em expandir a sua visão do mundo, com o intuito de poder solucionar problemas de forma mais eficiente e tomares melhores Decisões.

Na MOLA confecionamos os nossos Programas de Coaching com uns guidelines muito definidos. Durante as diferentes sessões com os Líderes, utilizamos várias técnicas que nos permitem dar cobertura aos requisitos fundamentais do Coaching:

. A criação de Rapport
. A definição do objetivo/s desejado/s – Statement
. A identificação das crenças limitantes
. A substituição da crenças limitantes por crenças impulsionadores
. A criação de um estado de recursos e âncoras de sucesso
. A elaboração de um plano de ação que vise a consecução dos resultados pretendidos

Para isto, percorremos 3 fases:

1. Em primeiro lugar realizamos um Assessment Individual como ponto de partida, para obtermos os perfis comportamentais natural e adaptado do Líder, e sabermos quais as suas tendências comportamentais em base a ambos, assim como as qualidades, recursos, potencialidades e também as áreas ou oportunidades de melhora.

2. No decorrer das sessões do Programa de Coaching realizamos uma Reprogramação Emocional, que facilita o Processo ao promover a consciência e o autoconhecimento, assim como o estado de recursos do Líder, ao coloca-lo em contacto com fatores essenciais de si próprio, que por sua vez são projetados a estados positivos de concretização e mudança.

A Reprogramação Emocional é sem dúvida um dos nossos diferenciadores como Coaches. Uma metodologia esta, muito poderosa para potenciar a inspiração, o instinto e a intuição linear, os novos “key points” da Liderança atual.

. Finalmente gostamos sempre de finalizar o Programa com 1-2 sessões de Mentoring onde voltamos ao nosso papel de Consultores e realizamos uma valoração final, proporcionando um feedback ao Líder e cocriando com ele um plano de ação sustentável no tempo.

Existem tantas realidades como pessoas, pelo que o Coaching trabalha desde o respeito, a ética e a confidencialidade. Cada “Hora do Coaching” é um momento único e transformador, onde a aprendizagem e a evolução estão sempre presentes.

Nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser” (Ralph Waldo Emerson).